Itu adota racionamento e corta abastecimento de água após as 20h

A Prefeitura de Itu (SP) anunciou nesta quarta-feira (5) que a cidade vai passar por um racionamento de água. A partir desta noite, o abastecimento de água será interrompido às 20h e retomado apenas depois das 4h. A medida vale para toda a cidade e só será abandonada quando voltar a chover e os reservatórios voltarem ao nível normal.
A cidade nunca viveu um início de ano tão seco. Em janeiro, a quantidade de chuva não chegou à metade da média histórica da cidade. Fevereiro também começou sem previsão de mudança no tempo. A medida foi tomada após estudo realizado pela concessionária Águas de Itu, porque os seis reservatórios da cidade estão abaixo do nível normal.

O problema da falta de água é histórico em Itu e atinge principalmente os moradores dos bairros mais altos, como o Pirapitingui e o Cidade Nova, onde vive cerca de um terço da população da cidade. A moradora Juliana Rogeri, que mora no Cidade Nova, enviou foto por meio do aplicativo Tem Você mostrando a pia da cozinha, cheia de louça acumulada. Segundo ela, são três dias sem nem uma gota sequer de água.

O local era abastecido até a semana passada por uma antiga estação da década de 60, mas uma nova estação entrou em funcionamento com maquinários modernos que tratam 120 litros de água por segundo, capacidade 50% maior que a anterior – mas que, pelo visto, ainda está longe de resolver o problema.

*Colaborou Rodrigo Gabrioti, da TV TEM.

Comentários estão fechados.